quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Um Arquipélago

O Brasil é um continente apenas sob o ponto de vista geográfico, Social e economicamente nosso País é um arquipélago – com ilhas de prosperidade e ilhas de miséria. O conceito é bem conhecido mas nunca será demais reenquadrá-lo na análise cotidiana. Até porque essa realidade, além de se consolidar, tem se expandido perigosamente. Vivemos o momento máximo dos contrastes... Enquanto existe um Brasil que dança e balança ao ritmo da boa qualidade de vida, com fartura de cama, mesa e banho, há um outro, bem ali atrás da esquina ou de baixo da ponte, faminto, doente e sem qualquer expectativa. Se a ciência social tem vez, e sempre tem, não há sociedade que se contenha em sua própria pele coletiva com tamanha descontinuidade.

Se falta aqui e sobra acolá – de maneira tão gritante – é porque ainda somos apenas uma Nação. Apenas nos “igualamos” pelo nascimento em um território politicamente soberano. Ainda não somos um país, verdadeiramente. Língua, leis e amor à Pátria são valores universalizados por força de uma circunstância utilitária mas não por uma vontade étnica ou espiritual. Quem somos nós?? O Brasil será capaz de identificar o Brasil??

Salvo esporádicos e acidentais movimentos de massa mais afeitos ao esporte e ao lazer (futebol e carnaval), nada há que ligue, de forma produtiva, os esporos da consciência brasileira. A eleição por ser obrigatória não se inclui no rol dos movimentos populares espontâneos, e portanto, não logra o merecimento de ação nacional por motivação coletiva.

As ilhas brasileiras não se conhecem mas se temem. Não se amam mas se respeitam. Não se odeiam, apenas se indiferenciam...

Quando, enfim, seremos um continente – grande, forte, unido e poderoso – como cantou Gonçalves Dias, Duque Estrada, Castro Alves, Bilac, Rui, Machado e outros??... Quando?...

Nenhum comentário: